domingo, 16 de setembro de 2012

Ciganas e Ciganos



São entidades oriundas de um povo muito rico de historias de lendas, foram na maioria das vezes andarilhos que viveram nos séculos XII, XIV, XV e XVI. Tem a sua origem o trabalho com a natureza, a subsistência através do que plantavam e o desapego as coisas materiais. São homens e mulheres que pertencem ao povo cigano.

Os ciganos em geral têm seus rituais específicos e cultuam muito a sua natureza, os astros e ancestrais. A santa protetora do povo cigano é Santa Sara Kali. Dentro da Umbanda, eles trabalham para o progresso financeiro e causas amorosas. São cheios de simpatias, trabalham-se para a cura de doenças espirituais.

Os ciganos dentro da Umbanda falam a língua “portunhol”, alguns deles falam o romanês, língua original dos ciganos. Santa Sara Kali é a orientadora para o bom andamento das missões espirituais.

São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças de vinho doces e finas ou com água e frutas solares. Trabalham-se também com as energias do Oriente com cristais, incensos, pedras energéticas, cores, os 04 elementos da natureza, banhos e chás elaborados exclusivamente com as ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário