domingo, 16 de setembro de 2012

Ponto de Chamada de todos os Exús




·                               Oh meu senhor das Almas,
Me diz quem vem aí...
Ele é Exú, Exú (nome do Exú)

Exú Bará da Rua

·                                 Destranca rua,
Destranca os caminhos
Que foi trancado
Pelo povo pequenino
Bará da Rua, Bará o Exú
Saravá Destranca Rua
Mas eu não saio da rua,
Eu não volto da rua
Sem cumprimentar
O meu Bará da Rua.

Exú Brasa

·                                Exú Brasa não é criança
Quem se engana com tostão
Só se lembram de Seu Exú Brasa
Quando estão em aflição

·                                Exú Brasa tem duas cabeças
Mas eu faço a minha gira com fé
Uma é Satanás do Inferno
A outra é de Jesus de Nazaré

·                               Oh meu senhor das almas
Só voa quem tem asa
Olha lá que eu sou Exú
Eu sou Exú da Brasa

Exú Capa Preta

·                                Capa Preta no reino
É uma beleza
Eu nunca vi um Exú assim
Eu sou de madeira
Que não dá cupim

·                               Exú Capa Preta
É irmão do Seu Caveira
Eu sou da calunga
E comando a ladeira
Se não calo a minha boca
Eu fico perneta
Olha lá que eu sou Exú
Eu sou Exú da Capa Preta

·       Foi lá na lomba
Que as almas me chamaram
Pra eu levantar feitiço
Sou eu Capa Preta
É irmão do Exú Caveira
Aqui em qualquer lugar.

·                                Treme céu, treme terra
Treme tudo o que há ao redor
Já chegou Seu Capa Preta
E, nesta hora eu sou rei maior

Exú Carangola

·                                 Oh senhor das almas
Eu sou filho de angola
Olha lá que eu sou Exú
Eu sou Exú Carangola

·                                Sigo o meu caminho
Que eu sou da linha das Almas
Digo adeus para quem fica
Boa noite que eu já vou embora

Exú Caveira

·                                Atotô Obaluaiê, oh laroiê Exú!
Exú Caveira é o rei
Ele traz a união, força e proteção
Para saldar todos os filhos de fé

·                                Eu ia me sentar
Embaixo da amendoeira
Mas eu sou só osso só
Sou eu Exú Caveira

·                                Portão de ferro
Cadeado de madeira
Não se entra no cemitério
Sem falar com Exú Caveira

·                               Vela grande não me ilumina
Toco de vela me iluminou
É cavaco de pau
Feito de madeira
Caixão de defunto
É de qualquer madeira

Exú Caveirinha

·                                Catacumba tremeu
A cruz caiu
Caveirinha saiu pra passear
Eu pedi conhaque
E me deram pinga
Eu pedi punhal
Pra cortar mandinga
·                                Eu vi um moço bonito
No meio da calunga
Vestido de branco
Sentando em uma tumba.
Ele é exu pequeno da calunga
Seu Caveirinha vem das sete catacumbas.

·                                Exú Caveirinha
Venha trabalhar
Levanta essa tumba
Faz pedra rolar
Na mão esquerda a foice
Na cinta o punhal
Não sai da linha mano
Pra não se dar mal

Exú Curador

·                                 Estava na encruza curiando
Quando a banda me chamou
Exú no terreiro é rei
Na encruza ele é doutor
Exú pega demanda
Exú é curador

Exú da Meia-Noite

·                                 Eu sou o homem da meia-noite
Eu sou o homem da madrugada
Eu sou o homem que botou fogo na encruzilhada

·                                Exú da Meia-Noite
Exú da encruzilhada
No terreiro de Umbanda
Sem Exú não se faz nada

·                                Seu Meia-Noite na encruza
O galo canta e o gato mia
Quem trabalha com Exú
Não tem hora e não tem dia
Sempre busca a melhoria

Exú do Lodo

·                               Corpo grande,
Braço forte
Exú do Lodo
Vem trazendo a boa sorte

·                                Exú do Lodo, Lodo, Lodo
Oh Exú do Lodo, Lodo, Lodo
Calma minha gente
Já chegou Exú cheiroso

·                                 Exú do Lodo
Não é brincadeira
Exú do Lodo
Mora na ladeira
A capa que eu mandei fazer
Não era pra Exú, é para Bará Lodê

·                                 Seu Exú do Lodo
Maria do Lodo tá lhe chamando
Abre a porta Exú Porteira,
Exú do Lodo já vai embora

Exú Gira Mundo

·                               Comigo ninguém pode
Mas eu posso com tudo
Lá na encruzilhada,
Eu me chamo Gira Mundo

·                                Eu quero ver
Eu quero ver balancear
Já chegou Seu Gira Mundo
Na Quimbanda eu vou girar

Exú João Caveira

·                              Abrem as alas
Que aí vem Seu João Caveira
Com sua caveira na mão
Eu venho da calunga
Mas eu venho
Pra ver os meus filhos
Que me amam              

·       João Caveira, canela e osso... E osso em pó
Caveira, Caveirinha, quem deve, trabalha...
Caveira, Caveirinha, no ponto da meia noite
·                                 Mas eu moro na pedra dourada
         Onde não passa água e
         Onde não brilha o sol
         Mas eu sou João Caveira, auê
         Exú das Almas, auê
         Da calunga, auê


Exú Mangueira

·                                Exú ganhou uma garrafa de marafo
E levou pra capela pro padre benzer
Exú Mangueira correu e gritou:
Na batina do seu padre tem dendê

·                                 Exú trabalha em pé
E não se senta na cadeira
Gosto de tomar marafo
E de brincar com o meu garfo
Saravá Exú Mangueira

·       Oh Mangueira,
Em que altura que você foi morar
Foi você mesmo
Quem disse que nasceu em Cascadura

·       Ventania já soprou
E a folha já caiu na encruza
Sou eu Exú Mangueira,
Comigo ninguém abusa

Exú Marabô

·       Caminhava pela estrada deserta
Caminhava a luz da Lua
Até que eu encontrei a minha morada
Sou eu Marabô, o rei da encruzilhada

·                                 Cuidado minha gente,
         Quem foi que chamou
Olha lá que eu sou Exú,
Sou eu Seu Marabô

·                                O galo cantou, o galo cantou
O galo cantou foi lá na encruza
Cangira, cangirou
O galo já cantou
Já chegou Seu Marabô,
O rei da encruzilhada
·                                Tava curiando na encruza
Quando a banda me chamou
Exú na encruza é rei
No terreiro ele é doutor
Exú vence demanda
Exú é Marabô

·                                Venho de longe
Mas eu chego aqui
E quando eu venho
Alguém me chamou
Eu venho saldar toda a encruza
Já chegou Seu Marabô,
O rei da encruzilhada

Exú Mirim
·                                 Eu sou Exú
Eu sou Exú Mirim
Não lhe nego nada
E sempre digo que sim

·                               Eu sou formoso
Eu sou de fé
Eu tenho pai
E tenho irmão,
Esse mano se chama é Lúcifer

·                                Oh senhor das almas
Não faça pouco de mim
Eu sou tão pequenino
Eu sou Exú Mirim

·                                 Pedra rolou
Em cima da samambaia
Em cima de Exú Mirim
Balança, mas não cai
Exú Mirim no morro
Foi batuqueiro, batucava noite
E dia derrubando feiticeiro

Exú Pagão

·                                 Eu não fui batizado
E não busquei a salvação
Olha lá que eu sou Exú
Eu sou Exú Pagão,
Vencedor de demanda

·                                Exú Pagão vagou, vagou
Vagou foi na encruza
Vagou, vagou, vagou
Até que chegou
Eu vim girar, eu vim girar
Eu vim foi pra trabalhar

·                                 Oh senhor das almas
Não me diga que não
Olha lá que eu sou Exú
Eu sou Exú Pagão

Exú Pimenta

·                                Seu Exú Pimenta
         Traz chumbo e ouro
         Saravá falange de Exú
         Minha proteção é um tesouro!


·                               Todo mundo quer
Mas só a Quimbanda que agüenta
Eu venho no terreiro
Eu venho trabalhar
Já chegou Exú Pimenta
Aqui e em qualquer lugar
·                                Macumba sem Exú não existe
Macumba sem Exú não há
Procure uma vela acesa igual à Exú Pimenta
Ninguém vai encontrar
·                                 Exú Pimenta
Se despede e vai embora
É na encruza onde eu moro

Exú Pinga Fogo

·                               Pinga Fogo lá na encruza
Pinga Fogo lá na serra
Abre a porta minha gente,
Seu Pinga Fogo está em Terra

·                                Exú Pinga Fogo
Estava no alto do chapadão
Comendo jacas maduras
E jogando as verdes no chão
Fazendo e cuspindo bolas de fogo

·                                Não bata na pedra
Que dela sai fogo
Quem é que está na gira
É Seu Pinga Fogo

Exú Porteira

·       Aonde eu chego

Eu abro e fecho a porta

Eu sou Exú Porteira
Que alivia a demanda
Quem quiser que venha ver
Estou aqui para mostrar
Eu vejo a demanda
E depois vou desmanchar...

·                                Portão de ferro
Cadeado de madeira
Exú toma conta
Exú presta conta
Seu Exú feche a nossa porteira

·                                Deu meia-noite
Já vem chegando à madrugada
Onde mora Exú Porteira,
Eu moro lá na encruzilhada

·                                Lá na porteira
Eu deixei um sentinela
Exú Porteira,
Na porteira da cancela

Exú Quirombô

·                                Exú Quirombô
Vem do lado de lá
Seu Quirombô
É o protetor
Que veio do lado de lá
O sino da capela
Faz Belém blem bom


·                                Deu meia-noite
O galo já cantou
Seu Quirombô
É o dono da gira
Segura a gira            
Que Ogum mandou

Exú Sete da Lira

·                                Sou Exú
Trabalho no canto
E quando canto
Eu desmancho quebrante
Sete cordas têm minha viola,
Vou a gira de lenço e cartola
Viola é o tridente,
Cigarro é charuto, bebida é o marafo
Sou Sete da Lira, derrubo o meu inimigo
Com ponteiro de aço

Exú Sete Encruzilhadas

·                                Dizem que Exú só bebe e dar risada
Mas eu sou Exú,
Rei das Sete Encruzilhadas
A minha gira é forte
Meu trabalho é serio
Quando chega a meia-noite,
 Eu firmo o meu mistério

·                                Em cada encruza
Existe um guardião
Acima deles existe só um rei
E esse rei se chama é Seu Sete Encruza
Que lhe dar força e proteção

 

·       Exú quando chega ao reino

Todo o mundo quer saber seu nome
Mas eu sou Seu Sete Encruzilhadas
Pulo de banda e pulo de lado

·                                 É Sete, é Sete, é Sete
Sou eu Seu Sete Encruzilhadas
Meia-noite na encruza,
Eu dou sete gargalhadas

·                                Oh meu senhor das almas
         Disse que eu não valho nada
Olha lá que eu sou Exú,
Rei das Sete Encruzilhadas

·                                 Sete pontas de faca
Lá em cima de uma mesa
Sete velas acesas,
Lá na encruzilhada
Exú é Rei, alubandê Exú
Exú é rei lá das Sete Encruzilhadas

·                                Seu Sete, amigo da alma
Seu Sete, irmão quimbandeiro
Girar, todo mundo gira
Seu Sete é dar coroa de Oxalá
Iará, Iaiá, Iará, Iaiá

Exú Tatá Caveira

·                                Defunto deu carreiro
Defunto deu carreiro
Já chegou Seu Tatá Caveira,
O rei do cemitério

·                                Eu fico no portão do cemitério
Presto conta e tomo conta
Na porteira do inferno

·                              Tatá Caveira chegou ao reino
Cheguei foi pra demandar
Eu vim buscar quem não presta
É pra calunga que eu vou levar

·                               Todo Exú que ri
Ele ri, mas fala sério
Eu moro na calunga
E eu sou do cemitério
Exú Tiriri

·                                Exú Tiriri de Umbanda
Morador da encruzilhada
Toma conta e presta conta
Ao romper da madrugada

·                                Exú Tiriri Lanã
Lanã cadê Tiriri
Mas eu vim foi de Aruanda
Pra salvar filho de Umbanda
Bebo marafo que nem água
Quero ver quem vai dizer
Que Seu Tiriri não bebeu nada


·                               Oh senhor das almas
Me diga quem vem aí
Eu sou Exú das Almas
Eu sou Seu Tiriri

Exú Tranca Rua

·                              Eu tropecei e cair
Mas também me levantei
Se não fosse Seu Tranca Rua
O que seria de mim eu nao sei
Com a sua ajuda e proteção
Nas horas das amarguras,
E da traição,
Foi seu Tranca Rua
Que me estendeu a mão,
Me levantou,
E me tirou do chão


·                               Exú Tranca Rua
Cubra-me com a sua capa
Quem tem sua capa escapa
Sua capa é um manto de caridade
Sua capa cobre tudo
Só não cobre a falsidade
·                               Fé, fé, fé, fé no Seu Tranca Rua
Eu juro por Deus e pelas Almas,
Inimigos tombam e eu fico de pé

·       Lá na rua tem um rei

Mas esse rei é Seu Tranca Rua
Sua rainha é a formosa Pomba Gira (nome dela)

·                                Oh viva as almas
Viva a coroa e a fé
Ele é Exú das Almas
Ele é Tranca Rua de fé
Oh viva as almas

·                               O sino da igrejinha
Faz Belém blem bom
Deu meia-noite
O galo já cantou
Seu Tranca Rua
Que é o dono da gira
Oh corre gira
Que Ogum mandou

·                               Quando a lua sair
Eu vou girar, eu vou girar
Chegou Seu Tranca Rua,
Protetor de todo altar

·                                Quando o galo canta
As almas se levantam,
E o mar recua
E quando os anjos do céu
Diz amém, o pobre do lavrador
Diz aleluia, diz aleluia
Diz aleluia Seu Tranca Rua

·                               Querem derrubar o meu reinado.
Mas o Exú tá na frente e a Pomba-Gira do lado.
É Mojibá, é Mojibá, Mojibá
Eu sou o Tranca-rua, (nome do Exú) ninguém vai me derrubar.

·                                 Rodeia, rodeia, rodeia
Meu Santo Antônio rodeia
Amansador de burro brabo
Quem mexer com Tranca Rua
Tá mexendo com Diabo

·       Santo Antônio de batalha,

Ai de mim, batalhador...
Corre gira, Pomba gira
Tranca-Rua é marabô...


·                               Seu Tranca Rua
Chegou ao reino
Eu vim saravá
Vim saravá à banda
Cheguei pra demanda se quebrar


·                                Seu Tranca Rua
É o dono da gira
Lá na encruzilhada
Eu sou rei maior


·                                 Seu Tranca Rua
Matou seu galo
Mas não quis comer sozinho
Chamei meus camaradas
E dividir em pedacinhos

·                              Soltei um pombo lá na mata
Mas na mata, não pousou
Pousou foi na encruza
Foi Seu Tranca Rua
Quem mandou


·                                 Tava dormindo
Quando a Umbanda me chamou
Oh levanta minha gente
Já chegou Seu Tranca Rua
Morador da encruzilhada


Exú Veludo

·                                Aê Veludo
Mora na boca do brejo
Eu sou da calunga
Eu sou do cemitério

·                                Aê Veludo
Seu cabrito deu um berro
Arrebentou cerca de arame
Estourou portão de ferro

·                                Descarrega Exú veludo
Leva o que tem levar
Com a sua força bendita
Leva o mal para fundo do mar

·                                Ninguém pode comigo
Mas eu posso com tudo
Lá na encruzilhada
Eu me chamo Exú Veludo

Exú Vira Mundo

·                               Eu venho virando o mundo
Eu venho virando o mar
Eu vim aqui na Terra
Pra saldar filho de fé

·                                Exú não vem clarão do sol
Vem no romper da Lua
Saravá Exú Vira Mundo
Eu sou rei da madrugada
Junto com Seu Tranca Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário