domingo, 16 de setembro de 2012

Pontos Cantados dos Exús



Saudação aos Orixás na Linha de Exú

·                                Salve Ogum, Salve Oxalá
Salve o Povo de Exu
E Salve a Coroa de Santo Antônio!

Louvação aos Exús


·                            A vida de Exú não é fácil
        Exú não tem empregado
        E não tem patrão
        A vida de Exú é mojibá
        E de abrir os caminhos para os seus filhos


·                               Exú fez uma cama
         Fez uma cama de pau de pinhão
         Pinhão pegou fogo
         Exú dormiu no chão
         Pra que exú quer cama
         Exú mora com a lua
         Exú não tem família
         Exú dorme na rua


·       Exú ganhou uma casa,

De sete portas e sete janelas

Exú não precisa de casa,
É Pomba gira é quem vai morar nela

·       Exú não é marinheiro pra tirar toco do mar

Chove chuva, cai sereno, toco no mesmo lugar

·                                 Exú quando ele é batizado
          Ele entra em qualquer lugar
          Primeiro cumprimenta a mesa
          Depois saravá o congá

·                                   Faço o que eu digo,
          Mas não faça o que eu faço
          Eu detono os inimigos
          E desfaço os embaraços
          Eu quero ver a sua glória
          Eu quero ver você vencer
          Eu vou brindar a sua vitória
          E ser o teu amigo até morrer

·       Houve uma festa na calunga,
Onde Seu (nome do Exú)
Convidou Seu Capa Preta...
Tiriri apareceu de terno,
Seu Caveira de gravata borboleta
·                               Se eu ganhei esse presente,
         É porque eu sou Exú
Eu lhe agradeço,
Muito obrigado na Lei de Exú

·       Você me chama de “meu pai”

Mas eu, sou só seu amigo!
Lá na encruzilhada
Eu te salvo dos perigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário