sábado, 15 de setembro de 2012

Pontos Cantados das Pombas-Gira



Louvação das Pombas-Gira


·      A minha casa é de pombo, a minha casa é de pombo
Só dá pra dois morar
Eu e você, você e eu
·    

·                                   Eu bebo, eu bebo sim.
           Bebo pra falarem mal de mim.
           Falam pela frente, falam por detrás.
            Mas quando precisam é de mim que correm atrás.




·                                  Foi uma rosa que eu encontrei na encruzilhada
 E essa rosa eu plantei no meu jardim
 Maria Mulambo, Maria mulher
          Maria Padilha, rainha do Candomblé

 Chamadas das Pombas-Gira

·       Auê pombo girê auê pombo girá

Auê pombo girá venha trabalhar

·       Boa noite, pra quem vem de longe

Boa noite, pra quem vem chegar
Boa noite pra moça bonita
É pra ela que estamos cantando
Pegue sete rosas vermelhas
E leve na encruzilhada
É lá que a moça bonita
Dá a sua risada

Pomba Gira Maria Farrapo

·                                 Estou sempre caminhando
Onde vejo muita dor
Vejo as almas que se perdem
Sem ouvir seu protetor
Filho de fé, não escute a voz do mal
Vence aquele que resiste
Com consciência e moral
Sou Maria Farrapo
E meu falange tem poder
Sou amiga da justiça
E não me deixo corromper

·                               Maria Farrapo, de bar em bar
         Vem chegando a Umbanda
         Bebendo cachaça
         Venho vencer demanda
         Fui mulher da vida
         E tenho historia pra contar
         Saravá Maria Farrapo

·                               Maria Farrapo, o terreiro lhe chama
         Pra firmar o teu ponto
         Vem trabalhar o teu mistério
         Vem aplicar a lei da Umbanda
         Desfaça todo o mal entendido
         Mostre quem é que manda
         Da calunga ao cruzeiro
         Do cabaré a encruzilhada
         Sou Maria Farrapo
         Que veio conceder seu axé


·                               Maria Farrapo vai se embora
Levando todo o mal que há
Vou girar o mundo afora
Desfazendo toda a hipocrisia

Pomba Gira Maria Mulambo

·                                 Abre a roda
Deixa Mulambo trabalhar
Tenho peito de aço
Coração de sabiá

·                                  Minha catacumba tem mistério
Mas eu sou a Pomba Gira do Cemitério
Sou Maria Mulambo,
A mulher dos 07 namorados

·       Oh que caminho tão escuro
Que vai passando aquela moça
De vestidinho de chita,
Estalando osso, puro osso
Mas eu sou a Maria Mulambo
Que mora no fundo do poço

Pomba Gira Maria Padilha

·         Arreda homem que aí vem mulher
Sou Maria Padilha, rainha do Candomblé
Tranca-Rua vai à frente pra mostrar quem ela é...
·                                 Maria Padilha trabalha na encruzilhada
Toma conta e presta conta ao romper da madrugada
Meus filhos, eu te protejo noite e dia
Trabalhando na encruzilhada
Com minhas feitiçarias

·                                  Moço, você conhece aquela moça
Que trabalha no escuro colhendo osso por osso
Ela é Pomba Gira, ela é Maria Padilha
Que trabalha na figueira com as almas
E também na encruzilhada

·                                O meu olhar é sereno,
          O meu olhar te fascina,
          Sou eu Maria Padilha
          Mas eu venho girando na Linha das Almas
Você sabe quem sou eu,
Você sabe quem sou eu
Eu giro ao meio dia,
Eu giro à meia noite
Eu giro a qualquer hora
Você sabe quem sou eu,
Você sabe quem sou eu
Eu sou Exú mulher
Oh diga meu nome,
Oh diga meu nome
Sou eu Maria Padilha,
Rainha do Candomblé

·                                Padilha, a pedra do seu anel
Brilha mais que a luz do sol,
Com sua saia
E sua rosa no cabelo
Como é bonito ver
A Padilha no terreiro

·                                 Padilha me diga aonde que você morreu
Morri no meio da encruzilhada
Tomei sete punhaladas
Por causa de Seu Lúcifer


·                                  Padilha não é brincadeira,
Eu não sou brincadeira não,
Quem mexe comigo fica maluco
Vira defunto e se torna caveira
E depois de caveira vira poeira
E vai morar com Exú Caveira

·                                 Quando passar no portão do cemitério
Não se esqueça de olhar pra trás
Lá mora uma mulher de vestido de ouro
Ela é Maria, ela é Maria
Maria Padilha, rainha do cemitério

·                                 Quando a lua sair
E o cruzeiro iluminar
A bela da gira Maria Padilha
Vai girar, vai girar, vai girar
Lá no meio da rua



Pomba Gira Maria Quitéria

·        Eu tenho nome tão lindo,
Mas eu só uso em tempo de guerra
Quer saber o meu nome
 Eu sou Maria
Mas não vão se confundir por aí
Porque eu sou Maria,
Maria Quitéria

·                                Fui convidado para um baile na calunga
Mas quando eu cheguei lá
Quem comandava era Maria Quitéria

·                                Quando eu bato palmas
Saravá a encruzilhada,
Saravá Exú mulher
Quando eu bato palmas
Saravá Maria Quitéria
Rainha da madrugada

Pomba Gira Menina

·                               Eu sou uma beleza
Eu sou Pomba Gira Menina
Na demanda eu não bambeio
Minha morada é na esquina
·                                   Olha que menina
Olha que menina bela
Sou eu Pomba Gira Menina
Que te chama na janela

Pomba Gira Rosa Caveira
·                                Olha que sacode o pó
Que chegou Rosa Caveira
Pomba Gira da Calunga
Que vem levantando poeira
Minhas mandingas
São cercadas de mistério
Saravá a Pomba Gira
Que vem lá do cemitério
Se eu digo que eu faço
É melhor não duvidar
Porque Rosa Caveira
Promete pra não faltar
·                              Rosa vermelha
Rosa amarela
Lá no meio da calunga
Aonde mora Rosa Caveira

Pomba Gira Sete Maridos
·                                 Estou aqui
Num mar de lágrimas
Por um homem
Que um dia não me quis
Eu sofri muito
Neste mundo dos vivos
Por isso me chamam
A mulher dos 07 maridos

·                               Pomba Gira é mulher de 07 maridos
Mas não mexa com ela
Pomba Gira é um perigo
Olha que sou Pomba Gira
Rainha da encruzilhada
Enfrento meus inimigos
Com uma forte gargalhada
Pomba Gira Sete Saias

·                                 Aê Exú
Cadê Pomba Gira mulher
Cadê Dona Sete Saias
Rainha do candomblé

·                                 Casa de 04 cantos
Sete Saias tá na morada
Ela é moça faceira
Sem ela não se faz nada

·                               Dar gosto de ver
Sete Saias enfeitada
Com perfume e batom
Rainha da encruzilhada

·                                  Eu sou é das Sete Saias
É das Sete Encruzilhadas
Eu venho com Tranca Rua
Eu venho trabalhar

·                                 Eu vi Seu Zé Pelintra
Falando com Sete Saias
A moça bonita e valente
Mulher que tanto trabalha
Ai, ai, ai, ai eu vi Seu Zé Pelintra

·                                 É meia-noite
O galo já cantou na encruzilhada
Na capela bate o sino
Bateram palmas na morada
Sete Saias na encruza
Sem ela não se faz nada

·                                 É rosa, oh rosa
É moça, oh moça donzela
É mulher na encruzilhada
É pura e bela
Seu nome é Sete Saias
Ninguém pode com ela

·                                 Há quem diga
Que eu venho do cruzeiro
Há quem diga que eu venho do luar
Oh diga meu Deus
De onde vem a Pomba Gira Sete Saias

·                                 Sete Saias nasceu
No dia de Sexta-feira
Sete Saias viveu
Por uma vida inteira

·                                 Sete Saias tá aí
O rosário tá lhe chamando
A encruza abriu as portas
O povo tá te saudando

·                                Todo mundo quer
Mas ela já vai embora
O galo já cantou
Sete Saias é hora, é hora

Pomba Gira Tatá Mulambo

·                              Deu meia-noite
A virgem estremeceu
Eu tenho pena
Eu tenho chifre
E tenho rabo
Eu sou Tatá Mulambo
Afilhada do Diabo

·                                Tatá Mulambo mereceu ganhar o que ganhou
Foram 07 rosas na calunga
07 marafos e uma saia de cetim
E como tudo isso não bastasse
Ela ganhou uma coroa de atotô
Atotô meu pai, atotô meu senhor
Tatá Mulambo mereceu ganhar o que ganhou
        Ponto de Subida de Pombas Gira

·       Maria amarra a saia, é hora, é hora

Maria amarra a saia, Exú vai embora
Pomba-Gira quando chama, pra dizer que tá na hora
Pomba-Gira quando chama a falange vai embora

2 comentários: