domingo, 16 de setembro de 2012

Pontos Cantados dos Caboclos



Caboclo Boiadeiro
·                               Toque o berrante,
Toque o berrante Boiadeiro
Pra anunciar sua chegada
É Seu Boiadeiro
Que chegou de Aruanda
Pra trabalhar neste terreiro

·                               Eu atirei, eu atirei
Eu atirei que ninguém viu
Só Seu Boiadeiro é que sabe
Aonde a flecha caiu

·                                 Por aqui choveu,
Choveu que água rolou
Foi nessa água
Que meu boi nadou
Seu Boiadeiro, cadê sua boiada?
Minha boiada ficou em Belém
E meu chapéu de couro
Ficou lá também

Caboclo Cobra Coral

·                               Foi lá no rio azul
Que eu encontrei
Uma cobra coral.
Oh rei, oh rei
O meu Pai Oxalá
Oh rei, oh rei,
Oh minha mãe Iemanjá

·                                O tambor bateu forte
O tambor bateu forte
Lá na beira do mar
Sou eu, caboclo forte
Caboclo Cobra Coral

·                                Seu Cobra Coral,
Onde é sua morada
Seu Cobra Coral,
Onde é sua morada
Moro na beira do rio
E trago uma pena dourada

·                                Sou eu, Caboclo Cobra Coral
Um caboclo muito forte
Na minha aldeia,
Eu sou chefe da tribo
E no meu falange,
Eu sou trabalhador

Caboclo da Ilha

·                             Caboclo da Ilha veio pra baiar
Ah, eu sou um bom baiador

·                                 Oh quem quiser
Matar meu mestre
Oh que mate
A mim primeiro
Mas, eu sou o Caboclo da Ilha
Oh, ilha dos justiceiros

Caboclo Guarani

·                                Fortaleço seu corpo
Dando muita saúde e muito vigor
Ilumino a sua alma
Com as bênçãos do Senhor

·                                Eu sou filho lá do sertão
Baixo nesta ciara
Com a pemba na mão
Ensino os meus filhos a guiar

·                               Há quanto tempo eu não vinha
Até que chegou um dia,
Seu Guarani é quem manda agora

·                                Tava na mata um dia
Sentado na pedra fria
Mas ele cantava e assoviava
E, lá no céu uma estrela brilhava

Caboclo João da Mata

·                                João da Mata quando nasceu 03 dias,
A mata estremeceu
Seu João da Mata é um caboclo do bem
Eu não temo a caboclo nenhum

·                                 Seu João da Mata
Oh, sino da mata é seu
Seu João da Mata

·                                Sou caboclo da bandeira
Da folha do ariri
Sou caboclo da bandeira
Da pedra Itacolomy
Sou caboclo da bandeira,
Seu João da Mata falado

Caboclo Maresia

·                                 Aê Maresia, tu não vai me levar
Teu banzeiro é tão forte,
Tu não vai me levar
O teu banzeiro é tão forte,
Tu não vai me derrubar

·                                Rola, rola, rola maresia
Rola, rola, rola maresia
Como assim como as pedras rolam
Rolam aê, aê no meio do mar

Caboclo da Mata Virgem

·                               Caboclo da Mata Virgem
Quando firma seu ponto
Não erra na sua Terra
Auê, auê na mata virgem


·                                  Seu Mata Virgem
Chegou de Aruanda
Trazendo pemba
Pra salvar filho de Umbanda
Eu sou caboclo,
Eu sou guerreiro e caçador
Mas, na demanda
Seu Mata Virgem é vencedor


·                                 Seu Mata Virgem é pai
Seu Mata Virgem é chefe de congá
Vamos pedir, vamos implorar
Que Deus nos dê a proteção

Caboclo Olho d’ água

·                                 Eu sou Caboclo Olho d’ água
Moro no morro de areia
Minha mãe é Ana Maria,
Meu pai é Rei da Bandeira

·                                  Olho d’ água, chapéu d’ água
Moro n’ água
Vim d’ água, vou pra água
Eu sou Caboclo Olho d’ água

Caboclo Pena Branca


·                                 Um grito na mata ecoou


Foi Seu Pena Branca que chegou
Com minha flecha e com meu cocar,
Seu Pena Branca veio saravá

·                                No céu nasce uma estrela
Que clareia Seu Pena Branca
No centro da mata virgem
Onde cai chuva de prata

·                                O meu penacho é todo de branco
Meu saiote é carijó
Com minha flecha
E meu bodoque na mata
Eu vivo só

·                                Pego o arco
E atiro a minha flecha
Ela é certeira,
Ela vai pegar feiticeiro
Que fez juras e mandingas
Pro meu filho de fé

·                                Seu Pena Branca
É um caboclo bom
Não baixa em Terra
Sem sua muganga
Não mexe na folha da Jurema
Sem a ordem suprema de Oxalá

Caboclo Quebra Barreira

·                                 É mar, é mar, é mar
Quebra Barreira vem do mar

·                                Sou caboclo Quebra Barreira,
Eu venho é quebrando barreiras
Eu venho é beirando o mar

Caboclo Roxo

·                                Caboclo Roxo
Bradou lá na mata da Jurema
Anunciando sua chegada
Caboclo Roxo é da tribo de Indaiá
Que firma seu ponto
No tronco do Juremá

·                                  Eu venho de longe
Daquele arrochedo,
A casinha que eu moro
Fica por cima da ribanceira

·                                 Serenou, serenou
Caboclo Roxo,
Sua sucuri piou
Ela piava no sereno da macaia
Nas folhas verdes da Jurema

Caboclo Sete Flechas

·                                  Ê, ê, ê Sete Flechas no congá


·                                  Naquela aldeia
Tem 07 coqueiros e 07 cobras,
Todas a piar
Eu me chamo Sete Flechas
Minha mironga é lá do Juremá

·                                 O meu cavalo corre
Corre e ninguém vê
Salve Seu Sete Flechas
E o Seu Ogum Megê

·                                 Quando eu venho de Aruanda
Venho com a luz de Oxalá
Quando eu venho de Aruanda
Trago justiça para esse congá
Eu sou cacique, eu sou Sete Flechas

Caboclo Tapindaré

·                               Quebro cabaça,
Espalho a semente
Planto ao lado
Onde o sol nascer
Tapindaré ê, ê, ê
Eu sou Caboclo Tapindaré

·                                Tapindaré aê,
Tapindaré aê
Viva Seu Tapindaré

Caboclo Tupi

·                                 Caboclo bom
Como eu nunca vi
Caboclo bom
É Caboclo Tupi

·                                Na mata virgem
Eu ouvi um zunido
Aonde foi que a Terra estourou
Foi lá no tronco da Jurema
Que o Caboclo Tupi
Sentado trabalhou

·                               Quando eu venho de Aruanda
Trago pemba pra salvar filho de Umbanda
Eu sou guerreiro, eu sou flecheiro e atirador
Oh, lá na mata, Seu Tupi é vencedor

Caboclo Tupinambá

·                                Estava na beira do rio
Sem poder atravessar
Chamei pelo caboclo, Caboclo Tupinambá
Tupinambá chamei, chamei, tornei a chamar

·                                  Estava no alto da serra
Quando ouvi um coral piar
Mas ela estava ferida
E espetada numa lança de Tupinambá

·                                Eu sou caboclo, Caboclo Tupinambá
Pego pemba e risco ponto
Que recinto de Umbanda
Eu vim pra saravá

·                                Piava, piava, piava de arrepiar
Era uma enorme jibóia
Enrolada no bodoque de Tupinambá

·                                Roncou, roncou, roncou
A cachoeira da mata roncou
Onde moram todos os caboclos,
Aonde mora Tupinambá

Caboclo Ubirajara

·                                Já chegou Seu Ubirajara
Senhor da aldeia
E escravo de Iemanjá
Sou eu, Ubirajara
Cambono da sereia

·                                  Meus filhos se ajoelham no chão
Tomam benção a Seu Pai
Mas eu sou Ubirajara de Umbanda
Mas eu sou rei e vencedor de demanda

·                                Corta a língua, corta a mironga
Corta a língua do pecador
Aonde eu piso não embaraço
Sou eu Ubirajara
Do peito de aço

·                                 Caminha Ubirajara, caminha
Está na hora de você caminhar
É Zambi que te chama na mata
É Iemanjá que te chama no mar

Caboclo Ventania

·                                  Jurema sua flecha caiu
Ninguém sabe e ninguém viu
Sou eu Caboclo Ventania,
Só eu sei aonde a flecha caiu

·                                 Oh Ventania da Jurema,
Oh Ventania da Jurema
Eu trago força pra este congá

13 comentários:

  1. João da Mata
    ============

    Oh firma ponto João da Mata já chegou
    Ele é mourão!
    É mourão que não bambeia!
    Ele veio aqui
    Foi seu Pai quem lhe mandou
    Oh abalou e abalou e abalou

    ResponderExcluir
  2. Tem outros pontosdo caboclo Tupi?
    Q começa assim: eu sou Tupi, tupinambá, da juremar..

    ResponderExcluir
  3. Se alguém tiver mais pontos do seu João da Mata..manda aqui pfv!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava sentado em cima da pedra
      Quando ouviu uma orquestra tocar(2x)
      É ele o caboclo da bandeira
      Chamando os seus filhos pra orar

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. alguém sabe me informar de algum fundamento do caboclo Indaé Bandeirante por favor entre em contato
    viniciosdoquilombo@gmail.com ou responda por aqui mesmo

    ResponderExcluir
  6. Joâo Da Mata Falado

    Ele é cabovlo da Bandeira
    Joâo da Mata Falado
    É profeta doa homens
    Por Jesus abençoado (x2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é cabloco da bandeira
      Seu João da mata é falado (2×)
      Ele é cabloco da bandeira da folha do ariri,ele é cabloco da bandeira pedra e tacurumim
      Conheço esse

      Excluir
  7. Alguém conhece mais algum ponto de Caboclo olho d'água?

    ResponderExcluir
  8. eu conheci um ponto do cabloco João da mata:
    João da mata chegou
    João da mata sou eu
    sou escravo dos homens
    sou servo de Deus

    esse é um ponto
    quando criança, até hoje nunca mais vi
    isso faz 45 anos
    gostaria de saber sobre esse ponto.
    pôr favor alguém pode me informar

    ResponderExcluir
  9. Alguém conhece outro ponto do caboclo Quebra Barreiras?

    ResponderExcluir